Casamento dentro do orçamento

Dicas para planejar a sua festa!

Nós do Casar é um Barato acreditamos que não é preciso estourar a conta bancária para realizar o casamento dos sonhos. Com um pouco de criatividade e alguns truques, dá pra planejar uma festa linda e dentro do orçamento! A beleza da estação

Dê preferência às flores da temporada e, se possível, regionais, pois elas costumam ser mais baratas e mais frescas. Se você for casar no verão hortênsias são uma boa pedida. Já no outono begônias, no inverno tulipas e na primavera – ah, a primavera!- violetas ou bromélias. Lírios e rosas são disponíveis o ano inteiro.

Concentrando as energias

A entrada da festa é o cartão de visita, a mesa de doces é o ponto alto da noite e o lounge entre a pista e o bar é onde as pessoas mais circulam. Portanto, concentre os enfeites mais poderosos nesses espaços. E valorize a noite com arranjos poderosos de velas.

Comes e bebes

Colocando a criatividade pra funcionar, você pode oferecer uma festa deliciosa e muito farta – sem extrapolar nos valores.

 

forminhas_flor

Os doces, por exemplo, são um ponto alto da festa. Ao montar uma mesa toda linda de doces, eles se tornam parte integrante da decoração. Mas preste atenção: isso não significa que as forminhas devam custar mais que o próprio bombom! Uma boa saída é  usar aquelas com formato de flores nas bandejas superiores e, na parte inferior, manter os doces em embalagens simples.

Procurando doces para o casório? Selecionamos alguns incríveis aqui  😉

Pequenas porções

As miniporções servidas individualmente com guardanapos ou pequenas tigelas, são perfeitas para uma festa mais moderna e costumam reduzir o custo. Isso porque a louça utilizada é mais barata e o desperdício bem menor. Mas se você faz questão do  jantar sentado, o serviço americano, em bufê, é o ideal.

Menu criatividade

Você não precisa servir lagosta para garantir um jantar sofisticado. Substitua vitela por filé-mignon e robalo pelo saint-peter. Isso não só reduz os gastos como aumenta a chance de agradar mais convidados.

Copo cheio

Com medo de errar, muita gente compra bebidas alcoólicas em importadoras. Mas não necesariamente os preços são melhores por lá. Procure supermercados ou grandes distribuidoras. Nelas, você consegue negociar valores mais interessantes ou até pegar a bebida consignada e só pagar o que for consumido.

A NOIVA

Siga seu estilo, abra mão de ritos tradicionais e mantenha a conta no azul.

Rendas e bordados, apesar de lindos,  encarecem o vestido. Você não precisa abrir mão deles, mas procure limitar esses materiais a detalhes, como a barra da saia ou o colo. Com essa dica é totalmente possível montar um visual moderno, clean e inesquecível.

Se você tiver m tempinho para férias, muitas vezes mesmo com o acréscimo de passagem e hospedagem, o valor gasto com um vestido no exterior é menor do que comprá-lo aqui. Lá fora, você ainda resolve a questão dos sapatos, do enxoval…

Outra dica: Comprar uma joia poderosa nem sempre é possível. Use uma peça que uma pessoa querida, como sua mãe ou avó, usou no passado. Tem alto valor simbólico, sem perder a majestade!
OS CONVITES

Organizar um casamento e prever os gastos fica muito mais fácil quando se sabe o número exato de convidados que estarão presentes. Mas contratar uma empresa para realizar o R.S.V.P. é um custo a mais. Então, use esse serviço também pela internet. Existem empresas que criam um site personalizado, onde amigos e parentes confirmam presença e ainda presenteiam os noivos com cotas de uma lista.

 

tag_convite

 

Você pode também abrir mão do calígrafo e dar um toque pessoal e descolado aos convites. Você diminui consideravelmente as despesas ao imprimir o nome dos convidados em uma tag e prendê-la ao convite, sem envelope, com um cordão de algodão.

O LOCAL

Essa é uma das primeiras decisões a serem tomadas e, com as dicas abaixo, uma boa oportunidade de economizar em vários serviços.

Cerimônia e festa

Por que não fazer tudo no mesmo endereço? Além de minimizar os aborrecimentos com deslocamento dos convidados, você economiza na locação e na decoração da igreja e do salão. O ideal é encontrar um lugar que tenha espaço para montar os dois ambientes separadamente. Desmontar a decoração da cerimônia e organizar a festa logo em seguida encarece bastante o serviço do decorador.

O dia D

O dia de sábado costuma ser o queridinho das noivas, por ser considerado dia oficial das grandes celebrações. Mas a data continuará sendo especial – e os preços também – em dias alternativos. Os salões costumam oferecer valores diferenciados para eventos marcados para sexta-feira ou domingo, com descontos de até 20%. Se optar por fazer a festa na quinta-feira ou em véspera de feriado, você consegue negociar até mais que isso.

Música, maestro

Se houver cerimônia religiosa, você pode trocar a orquestra por um quarteto de cordas ou um trio com flauta, piano e violino. Ao reduzir o número de músicos, ocachê fica mais em conta.

Já para a festa, um bom DJ oferece um repertório bastante eclético e agita a galera – e você só paga um único prestador de serviço.

Registro Oficial

Toda noiva quer um álbum de fotos lindo e farto! Afinal, quem nunca sonhou em mostrar essas imagens a amigos, filhos, netos… A dica para negociar um bom valor é procurar uma empresa que conjugue os dois serviços: tanto fotos quanto vídeo. Mas não deixe de verificar se a empresa é realmente especializada nas duas áreas e se trabalha com mais de um equipamento, caso um estrague. Terminar o dia sem um registro caprichado é devastador.

 

fonte: Claudia Noivas