“Estão noivos?! Parabéns! E quando é a data do casamento?” Esta pergunta é muito comum, mas o que poucas pessoas que a fazem sabem é que essa decisão delicada varia de casal para casal. Mas, normalmente, leva-se mais ou menos um ano para que a festa aconteça, mas claro que isso não é um padrão. Cada casal deve escolher com calma seu momento. Ter tempo entre o noivado e o casamento é essencial, pois te dá tempo para encontrar o vestido perfeito e planejar o casamento dos seus sonhos, mas isso não significa arrastar o noivado pra sempre, ein?
Pensando em como pode ser difícil decidir o momento certo para a sua cerimônia de casamento, preparamos algumas dicas que vão te ajudar e muito na hora de escolher seu grande dia.
Simbolismo
Imagina que romântico seria se casar na data em que seus olhos se cruzaram pela primeira vez? Ou na data em que vocês se tornaram oficialmente um casal ou até mesmo no aniversário de casamento dos seus avós? Algumas culturas usam métodos tradicionais para selecionar a data – famílias japonesas utilizar o Koyomi, um calendário astrológico antigo, para escolher o dia mais propício, enquanto gregos antigos usavam tripas de porco para adivinhar o melhor dia (ecaaaaaa!). Pode ser que não seja possível se casar no exato dia em que vocês querem, porque o dia pode cair em uma segunda-feira, por exemplo, mas você pode aproximar essa data o máximo possível. Aproveite para deixar claro a todos os seus convidados o motivo da data da sua cerimônia!
Estações do ano
O tempo não só afeta o estilo e a localização do seu casamento, ele também cria um clima completamente diferente, dependendo da estação. Se está um frio de rachar ou se estamos beirando os 40°C, isso afeta o comportamento das pessoas. Considere a sua personalidade e o que espera para o seu casamento e, em seguida, escolha a estação do ano que mais combinaria com seus planos (eu, por exemplo, sonhava em casar com sol de inverno, fiz meu casamento em Julho). Se seu espírito é livre, você adora sol, natureza, dançar: aposte em um casamento no verão. Se você prefere a elegância, veludo, cores frias: se joga no inverno. Se você curte tons de laranja e aquele clima de ventania, é melhor escolher o outono. Já se você é uma pessoa cheia de frescor e ama flores, não há nem dúvidas: case na primavera.
Valores
O orçamento pode afetar sua escolha. Dezembro, Janeiro, Maio e Setembro são os meses mais populares para casamentos, por isso, os preços são inevitavelmente mais altos. Mas se, por exemplo, você está planejando um casamento em Junho, Julho e principalmente Agosto, com certeza vai pagar menos, porque são poucas as pessoas que disputam estes meses. É a lei da oferta e da procura, lembre-se disso. Dias da semana também influenciam no preço: noites de sábado são mais caras do que noites durante a semana.
Feriados e datas comemorativas
Se você sempre sonhou em fazer um casamento recheado de corações, pode ser uma boa se casar perto do dia dos namorados. Você também pode sonhar em fazer um casamento dourado e branco e arrasar durante o Ano Novo, comemorar com fogos de artifício. Se você é irlandês, opte por março, quando todo mundo já está no espírito do dia do Saint Patrick. Uma vantagem dos feriados é que alguns deles caem em fins de semana prolongados, o que pode tornar mais fácil para seus convidados irem para fora da cidade, se você sonha em casar no campo, por exemplo.
Convidados VIP
Isto é algo importante de pensar, se você tem convidados que faz questão que estejam presentes. Há datas que podem coincidir com outros eventos, então procure conversar com seus convidados mais importantes e indispensáveis sobre possíveis conflitos. Mas saiba, esse é um terreno escorregadio se você resolver perguntar a qualquer pessoa fora do seu círculo familiar de pais, irmãos e padrinhos. Seja prático e uma vez escolhida a data, evite mudar.
Dias proibidos
Há datas que acabam se tornando problemáticas para casar. Por exemplo, é melhor optar pelo início do mês, que é quando seus convidados acabaram de receber e estarão com condições financeiras mais bacanas para se deslocar de táxi ou preparar roupa, cabelo, maquiagem. Além disso, sua religião pode ditar algumas épocas do ano, ou até mesmo dias da semana, que estão fora das datas permitidas para casar.
E aí? Ajudamos? Esta decisão é difícil, mas não impossível, viu? Conversa é a chave para tudo!