Quando decidi me casar, a ideia de um casamento retrô foi a única a de fato me seduzir, e o meu penteado de noiva entrou no bolo. O noivo é fã das décadas de 20 e 50 e todos os detalhes que elas trouxeram para a nossa vida, moda e dia a dia. Entramos em um acordo de que sim, seria tudo bem vintage, feito à mão e com a nossa cara. Amante declarada das pin-ups que sou, logo optei por um vestido acinturado, com saia rodada e anágua.
Mas e o que colocar na cabeça? Fazer um penteado de noiva? Prender o cabelo? Eram tantas as inspirações de cabelos de noivas que me vi perdida entre tantas opções. Foi quando minha sogra sugeriu que eu usasse um voilette. Gente, parecia que eu tava ouvindo francês (e tava mesmo). Eu não sabia do que se tratava e fui buscar referências. E foi aí que caí numa dúvida muito comum entre as noivinhas que optam por um penteado mais retrô: Qual a diferença entre o Voilette e o Casquete? E o que é um Fascinator?
Pensando nessa questão importantérrima, porque os modelos são diferentes e têm objetivos distintos, fomos em busca de blogueiras que soubessem nos explicar direitinho a diferença. Encontramos esse artigo da Julia Petit e tudo ficou mais claro na minha cabeça! Mais claro do que antes do casório, gente! Agora sei que usei um mix de casquete com voilette. Então, tecnicamente falando, veja quais são as diferenças básicas entre eles:
Casquete
Com origem militar nos anos 40, a casquete confunde e muito a cabeça das meninas. É aquele pequeno chapéu sem abas, redondo ou oval, estruturado e geralmente usado na lateral da cabeça. É mais comumente usado a noite e somente como adorno, pois não tem uma função como o voilette.
Voilette
Comum nas décadas de 1910 a 1940, a voilette era usada como proteção contra poeira e sol. É, basicamente, aquele véu que cobre o rosto, parte dele ou apenas um detalhe de véu envolvendo uma pequena parte da cabeça. O véu sempre aparece em conjunto com um chapéu, ou qualquer outro acessório de cabeça, até mesmo fixada apenas no penteado.
Fascinator
Fascinator? O que é isso? Tecnicamente, o fascinator é apenas um adorno de cabelo feito de plumas, penas e pedrarias. É comumente confundido com o casquete, mas a diferença está justamente no material. Pode ser usado de noite e de dia e seu tamanho varia de acordo com o gosto da noiva.
Mix de tudo no penteado de noiva
E de repente nos deparamos com modelos de fascinator/casquete/voilette tudo junto! Não dá pra denominar cada uma das criações que os designers lançam por aí. Por isso fica a dica, é muito mais fácil tentar decifrar qual é a parte que predomina na cabeça de cada famosa a definir um nome exato para cada tipo de nova invenção!
Separamos uma seleção de noivas usando casquetes, voilettes, fascinator ou um mix entre eles para você se inspirar!
Via Julia Petit e Amiga da noiva.