O que é presença digital?
Não é mais possível viver no mercado de casamento sem pensar na sua presença digital. Nesse texto vamos mostrar os motivos. Mas você sabe o que é isso?
Você pode ter uma fan page de Facebook, uma conta no Instagram. Você pode até ter um Blog ou um Web Site. Mas o que estamos chamando aqui de presença digital vai mais além disso. Tem a ver com constância, com frequência, com permanência.
Sua presença digital deve gerar credibilidade. Deve fazer com que noivas e noivos tenham sua empresa em mente no momento da contratação. E é sobre isso que trataremos neste texto.
Mídia Digital x Mídia Impressa
Planejando casamentos há 10 anos atrás
Há uma década atrás planejava-se casamentos de forma totalmente distinta. Tudo era muito mais analógico, com pouco acesso a informações via internet. Noivas tinham fichários e cadernos com colagens e recortes de suas inspirações. Colecionava-se revistas. Noivos viam-se ansiosos nas bancas de jornal esperando pelo lançamento do próximo número das revistas de casamento. Essa era praticamente a única maneira de ver o que estava sendo feito no mercado.
Essa também era uma forma muito eficiente de procurar fornecedores interessantes. As revistas eram o local de prestígio onde noivos procuravam seus fornecedores de casamento. Ver uma empresa numa revista era sinônimo de confiar nela.
Investir pesado na divulgação de sua empresa numa revista especializada fazia muito sentido. Na maioria das vezes, apenas grandes empresas possuíam verba de marketing para isso. Pequenas e médias empresas ou faziam grandes esforços para estarem nessas páginas também, ou contavam com a divulgação boca-a-boca.
Planejando casamentos hoje
As revistas de casamento seguem sendo sinal de prestígio e status. Elas não perderam seu lugar no mercado, mas tiveram que se atualizar, incorporando novas possibilidades. Hoje, noivos se deparam com uma grande variedade de informações. Eles não têm apenas as revistas à disposição. Diante disso, seu comportamento é totalmente diferente do que era antigamente. Antes de contratarem qualquer serviço, buscam pesquisar bastante sobre ele na internet.
Os casais procuram seus fornecedores em blogs e fan pages especializadas. Dificilmente fecharão um contrato simplesmente porque viram o seu trabalho numa revista e gostaram. Eles estão realizando um sonho. Às vezes com orçamento apertado, outras vezes com maior flexibilidade financeira. Mas os noivos sempre têm um leque grande de opções. E isso sempre deve ser levado em conta.
Diante desse cenário, não pensar em mudar a estratégia de marketing da sua empresa é um erro. Se antes as empresas do mercado de casamento investiam pesado em revistas do ramo, hoje é hora de repensar.
Quem não é visto, nem sempre é lembrado. Concorda? Então, algumas táticas, como uma forte presença digital, podem ser adotadas para que sua empresa não perca possíveis oportunidades.
A mudança necessária: presença digital
O primeiro passo para compreender o retorno que essa mídia pode trazer é perceber que a noiva tem todo o tempo um smartphone nas mãos. Então se o seu negócio tiver uma presença bem definida no mundo digital ela pode facilmente encontrá-lo.
As mídias sociais, por exemplo, conseguem de forma bem simples levar os noivos para o site ou blog da sua empresa. Aliás, também são fundamentais para seu negócio ter uma presença online completa! Se a noiva está no seu perfil no Instagram, vê algum serviço que chame sua atenção é fácil obter mais informações. Basta que ela entre no link para o site que estará lá, tendo acesso ao que procura.
Frequência, constância e coerência
Mas não adianta apenas ter um perfil em uma rede social para se fazer visto. É preciso ter periodicidade, ou seja, conteúdo deve ser postado continuamente. Reflita sobre os melhores horários para postar na sua fan page e faça uma agenda de postagens. Seja fiel à sua agenda e não deixe de postar nos horários que você estabeleceu. Aqui vale a frequência e a constância, ou seja: faça sempre. Não adianta postar dez vezes num dia e passar duas semanas sem postar nada. Melhor postar dia sim, dia não – mas que seja “para sempre”.
E além disso, alguns outros pontos devem ser observados e levados em conta. Seja coerente com seu público. Provoque empatia a partir de assuntos e mensagens que sejam pertinentes ao seu universo. Se você é um fornecedor de casamento, não poste cachorrinhos fofinhos. Você pode conseguir curtidas e até compartilhamentos, mas não clientes. As pessoas que curtiram e compartilharam seu cachorrinho fofinho não necessariamente estão interessadas nos bem casados que você faz. Mas gostam de cachorrinhos fofinhos. Então, preste atenção e seja coerente.
Veja alguns tipos de postagens que podem engajar seu público:
– posts que geram identificação
– posts que geram sentimentos bons
– posts que dão vontade de compartilhar com quem gostamos
– posts de conteúdo interessante sobre seu segmento
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Investir em parcerias com um blog deste universo ou algum influenciador digital é um ponto positivo. Isso porque ao falar de sua empresa, esse veículo ou pessoa, te trará credibilidade perante milhares de fãs. Sendo um veículo especializado, estes fãs e seguidores serão em sua maioria noivos que acreditam no trabalho realizado pela equipe. Muitas vezes blogs como o Casar é um Barato são para casais como verdadeiros conselheiros nesta jornada de fazer o grande sonho acontecer. O resultado, então, serão muitos clientes em potencial atingidos e com fácil acesso ao seu conteúdo. Diferente de uma revista, por exemplo, onde eles vêem a propaganda, mas para ter acesso precisam…
…pegar o celular…
…abrir o navegador…
…digitar o endereço do site…
…e… só aí, chegar até o seu serviço.
Mensure seu investimento
Quando você decide investir em marketing, seja em qualquer tipo de mídia, você se pergunta: será que terei retorno?
Revista
Anunciando numa revista dificilmente você consegue medir qualquer coisa. Você mal consegue saber (na base da pergunta direta) se uma noiva chegou a você porque viu seu anúncio lá. Saber quantas pessoas viram o nome e a marca da sua empresa é completamente impossível. Você tampouco tem o menor controle sobre quais pessoas estão acessando a revista (classe social, poder aquisitivo ou que segmentos a pessoa ainda não contratou).
A parte boa continua sendo o status que algumas revistas proporcionam: ao anunciar ali sua empresa “ganha” uma chancela que é bem compreendida pelos noivos.
Mídia Digital
Investir em uma forte presença digital com bons conteúdos e algumas parcerias também darão uma visão maior sobre onde você está colocando seu dinheiro. Diferente da mídia impressa, a digital consegue mostrar resultados precisos de quantas pessoas foram atingidas pelo conteúdo veiculado pela sua empresa ou por algum parceiro.
São muitas métricas possíveis de se analisar com cuidado. Dessa forma você pode entender melhor como o dinheiro que você investiu nessas mídias está colaborando para construir e solidificar a sua presença digital.
Outra enorme vantagem é o que chamamos de “direcionamento” ou “segmentação”. Em alguns casos você pode direcionar seus anúncios ou postagens a quem quer realmente atingir. Por exemplo, você pode fazer setagens muito precisas no Facebook na hora de criar um público. Assim seu anúncio será exibido apenas para pessoas que realmente te interessam. Mais um ponto a favor!
Veja esse exemplo:
Criei um público específico no Facebook para anunciar um fotógrafo de Salvador, na Bahia, que atende principalmente casamentos de público A e AA. Meu desejo é atingir casais que sejam clientes em potencial através do meu site. Chamei este público de “Noivos Salvador A / AA”
Do mesmo modo que criei um público refinado, poderia criar um moderado, ou de baixo poder aquisitivo. Poderia ainda escolher criar um público a partir de uma lista de emails de clientes que já possuo comigo, ou a partir de pessoas que interagiram com uma postagem específica. Tudo isso depende do tipo de produto ou serviço com o qual você trabalha e quais são as suas intenções. Mas seus anúncios ou postagens impulsionadas atingirão as pessoas certas.
Conteúdo
Sobre conteúdo, uma necessidade é buscar entender o que se passa na cabeça da noiva neste momento de decisão, em que tudo o que chegar até ela poderá ser considerado. Nossa dica é que você compartilhe não o que você deseja falar sobre a sua empresa ou produto, mas sim o que os noivos desejam saber sobre o seu serviço. O foco são eles e suas necessidades, e não você e o seu negócio.
A beleza da presença digital
O desafio, na verdade, é basicamente conseguir trazer uma experiência completa, conectada e com conteúdo relevante para a decisão de compra dos noivos. Sim, é necessário bastante planejamento, mas neste meio digital fazendo tudo com foco e paciência, com certeza você terá resultados completos. É claro que toda empresa de casamento deseja fechar mais contratos com noivos, mas além disso há algo a ser construído. Você tem o poder de permear e participar de toda a jornada de um casal até o altar se sua divulgação e presença em meios digitais estiver bem consolidada. Além de ver contratos se concretizarem, ainda entenderá quem foi tocado pelas suas ações e assim ficará mais fácil definir os próximos passos para alcançar ainda mais sucesso!
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Essa matéria foi escrita pela equipe do Casar é um Barato, um trabalho a 4 mãos de Karol Candido e Luisa Müller. Todos os direitos reservados. 2016